Dicas para fortalecer o sistema imunológico no inverno

Com o inverno a chegar e as temperaturas a cair, é importante reforçar o sistema imunológico para ficar protegido das patologias típicas da estação, como a gripe sazonal e outras doenças respiratórias. Medidas simples como manter uma rotina de exercício físico e uma alimentação rica em nutrientes, além de momentos de descanso e diversão, contribuem para fortalecer o sistema de defesa natural do corpo. Veja a seguir como preparar a sua saúde para o frio do inverno que começa no dia 21 de dezembro e se estende até 20 de março.

 

Invista numa alimentação equilibrada

Alimentos com propriedades antioxidantes são um importante aliado do sistema imunológico, uma vez que auxiliam na formação de glóbulos brancos, as células de defesa do organismo. Incorpore na sua dieta frutas cítricas como laranja, limão e quivi (uma ótima fonte de vitamina C, outro nutriente importante), cogumelos, vegetais de folhas verdes, peixes oleosos, feijão, maçã e tomate. E não se esqueça das fibras, para manter o bom funcionamento dos intestinos, o que é vital para a manutenção da saúde. 

 

Beba água

Há quem passe o dia todo sem beber um único copo de água, e isso não é saudável. Se quiser fortalecer o sistema imunológico e ajudar o organismo a combater infecções e doenças, mantenha-se bem hidratado.

 

Agasalhe-se

Ajuste o vestuário à temperatura exterior e proteja as extremidades – cabeça, mãos e pés. O seu vestuário diário deve incluir luvas, cachecol, gorro e um calçado mais quentinho.

 

Mexa-se

A prática regular de exercício físico moderado fortalece o organismo como um todo. Além de melhorar o humor e reduzir o stress e os sentimentos de ansiedade e depressão, a atividade física diminui o risco de desenvolver doenças crónicas e cardíacas, aumenta os níveis de energia, fortalece músculos e ossos e ainda melhora a qualidade do sono. 

 

Durma bem

Os estudos indicam que boas noites de sono têm um impacto positivo no sistema imunológico. Quando o corpo tem o repouso necessário, ocorre um aumento na produção de citocinas anti-inflamatórias, importantes no combate às infecções.

 

Divirta-se

Experimente uma receita nova, leia um bom livro, ouça músicas que melhoram o seu humor, dance, veja filmes e séries, jogue videojogos – ou seja, dedique algumas horas do seu dia ao que lhe dá mais prazer. E, com isso, ajude o seu corpo a produzir as hormonas do bem-estar que fazem tão bem ao seu organismo e à sua imunidade.

 

Proteja-se do COVID-19

Em tempos de pandemia, siga as recomendações da DGS e do governo: mantenha o distanciamento físico, higienize as mãos frequentemente, use máscara, ao tossir ou espirrar use o antebraço. Acompanhe as medidas implementadas no seu concelho no site oficial Estamos On https://covid19estamoson.gov.pt/ 

 

Com ações simples e saudáveis, pode ajudar o seu sistema imunológico a manter longe as doenças de inverno. Cuide-se! É fácil e sabe bem. E só tem a ganhar com isso! 

 

RElated Posts
Receitas Fáceis e Saudáveis
01 Jul, 2021
Será que está a ouvir mesmo bem?
23 Nov, 2022