Como proteger a coluna vertebral durante o teletrabalho

As dores nas costas atingem mais de 70% da população portuguesa. A estimativa é da Sociedade Portuguesa de Patologias da Coluna Vertebral (SPPCV), que explica ser a má postura, associada muitas vezes a um estilo de vida sedentário, um dos principais motivos para este tipo de problema.

Este dado, disponível no site da instituição, é de abril do ano passado. É muito provável que a pandemia da COVID-19 e todo o stress, ansiedade e insegurança associados à doença tenham contribuído para aumentar esta percentagem. Mas não é apenas isso.

O teletrabalho, que tornou-se obrigatório em vários momentos da crise sanitária desde março de 2020 e que não desagrada inteiramente aos portugueses (seis em cada dez pessoas gostariam de continuar neste modelo, segundo um estudo do grupo Ageas e da Eurogroup Consulting Portugal), também pode ser prejudicial à saúde da coluna vertebral. A má postura no uso do computador, um posto de trabalho inadequado e pouco ergonómico e a maior carga horária de trabalho (em casa, às vezes é difícil colocar limites, fechar o “escritório” na hora certa) contribuem para o aparecimento de dores ou para piorar o quadro de quem já as sente.

Gestos simples durante o teletrabalho podem sanar o problema ou mesmo proteger a coluna de desconfortos localizados. Veja as nossas dicas e trabalhe com mais disposição e menos stress. O seu corpo e a sua mente agradecem esse cuidado!

Invista num posto de trabalho confortável e ergonómico
As ancas e os joelhos precisam de estar dobrados a 90 graus, com os pés bem assentes no chão ou sobre um pequeno apoio, enquanto as costas permanecem retas e apoiadas no encosto da cadeira. Os braços precisam de ficar numa posição neutra, para mantê-los relaxados, assim como os ombros. E o ecrã deve estar à altura dos olhos para evitar a flexão do pescoço. Fique atento a todos estes pontos na hora de escolher a cadeira (um modelo de escritório com ajuste de altura que apoie a lombar e mantenha o formato natural de S da coluna é a melhor opção) e a mesa em que vai trabalhar. Não se esqueça do apoio para o portátil.


Pratique atividade física
Um corpo tonificado resiste melhor à tensão e ao esforço que as horas em frente ao ecrã exigem. Dedique alguns minutos do dia para alongar e fortalecer a musculatura das costas, pescoço, braços, punhos e pernas. Saia para correr ou caminhar pela sua freguesia, olhar para o horizonte, tirar os olhos do ecrã. Além das suas costas, a sua mente também sentirá a diferença.

Faça intervalos frequentes
Saia do computador a cada 45-60 minutos para alongar-se, hidratar-se e caminhar um pouco pela casa ou pelo jardim, se for possível.

Cuide dos seus pés
Use pantufas confortáveis no inverno e, quando a temperatura subir, ande descalço sempre que possível, para permitir que as articulações e os músculos dos pés possam mexer-se livremente.

Evite cruzar as pernas enquanto trabalha
A longo prazo, a má postura pode prejudicar a pélvis e a flexibilidade das pernas. Tente manter os dois pés sempre apoiados no chão. E resista ao conforto temporário e altamente prejudicial do sofá ou da cama enquanto trabalha ao computador.

Pratique o autocuidado
Alimente-se de forma equilibrada e saudável, respeite os seus períodos de descanso e diversão, respire de forma consciente e seja paciente consigo. O bem-estar físico e mental também colaboram para a boa saúde da coluna.

E, sempre que precisar, conte com a assistência da RNA Medical e da nossa rede com mais de 23 mil profissionais de saúde prontos para o atender 24 horas por dia, 365 dias por ano, onde estiver. Pois sabemos que a saúde é o nosso bem maior.

RElated Posts
Uma rede de apoio a uma vida sem tabaco
20 Nov, 2019
Aparelhos auditivos: mitos e verdades
29 Set, 2023